quarta-feira, 4 de maio de 2016

Hack Town: hackeie a cidade

"Bora hackear a cidade", essa é a proposta básica do Hack Town. Evento que aconteceu em fevereiro de 2016, pela primeira vez, em Santa Rita do Sapucaí-MG e que se repete no 3 de setembro deste ano.


A ideia básica é juntar um monte de gente com ideias interessantes e colocá-los para apresentar suas ideias umas para as outras em ambientes pouco tradicionais, como bares, restaurantes e praças, diferentemente do que se esperaria de um congresso ou de um fórum científico.
Carlos Henrique Vilela (o mentor) e sua equipe organizaram um evento fantástico, e que eu saiba, sem paralelo no Brasil. Uma conferência de inovação, mas não só de inovação, que envolve cultura, tecnologia, arte e humor, mas além de tudo isso, ainda conta com muita curiosidade, de todos e sobre tudo.


Eu fui convidado a apresentar uma palestra e falei sobre a vida após o computador, em uma visão diferente sobre a evolução do hardware e do software para os próximos anos, mas o mais interessante foi que minha fala aconteceu em um restaurante, algo inédito para mim e, acho, que para todos os palestrantes do evento. As pessoas descontraídas, alguns bebendo umas cervejas e comendo uns tira-gostos. Um ambiente bem descontraído e agradável.


Ao mesmo tempo, aconteciam na cidade de 30 mil habitantes, cerca de 10 atividades simultâneas, envolvendo apresentação musical, oficina de arte, palestras técnicas sobre temas que vão desde fabricação de cerveja, ufologia, telecom e qualquer outro assunto que atraísse a atenção das pessoas curiosas que apareceram de todos os lados para participar deste festival nerd, cult, geek e muito divertido.
Hack Town cumpriu sua missão: hackeou uma cidade, mudando a visão da população e dos visitantes sobre interação e encontros de ideias e mentes, promovendo o diálogo de áreas e especialidades diferentes, trazendo para a juventude a visão e a riqueza do conhecimento multi, trans, inter, intra, pan-cultural e diverso.


Com certeza estarei no Hack Town II e quero aprender mais e melhor nos choques de insights e inspiração que um festival maior e melhor promete promover nessa cidade que tem a cara da inovação. Hack the town, hack the world!

Hélio Lemes palestrando sobre inovação e a vida após o computador no Hack Town I



Nenhum comentário:

Postar um comentário