sábado, 2 de setembro de 2017

Cooperação Unifal e Unifei

Os pesquisadores Paulo H. Santos, Profs. Drs. Hélio Lemes e Elzo Aranha na Unifei

Recentemente o Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado pelo Prof. Dr. Elzo Aranha da Unifei para participar de um projeto de pesquisa interinstitucional (Unifei-Unifal e outras instituições de Ciência e Tecnologia), atuando como líder na Unifal deste projeto, que visa o fortalecimento de uma cultura empreendedora.

Considera-se que este é o vetor norteador para impulsionar de um lado, a inovação aberta e o desenvolvimento de novos negócios nas empresas e de outro, modelos de cidade emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes), contribuindo para transformar o perfil da economia do Estado de Minas Gerais, de economia extrativista em economia do conhecimento.

Segundo o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), "o setor produtivo mineiro apresenta baixa intensidade inovativa e é débil a interatividade com os setores acadêmico e científico". A Rede de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação de Tecnologias de Cidade constituída pelas Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, denominada Centro Nacional de Tecnologias de Cidade (CNTC) articulada em torno de dois projetos/eixos temáticos tem o objetivo geral de produzir conhecimentos científicos, desenvolver tecnologias e de inovação, no campo da inovação aberta e modelos de negócios e no campo dos modelos emergentes de cidade (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes).

Os produtos gerados na presente proposta preencherão lacunas existentes na literatura acadêmica brasileira nacional e internacional e produzirão implicações práticas e impactos inovadores nas empresas e modelo de cidade. O projeto/eixo temático 1 - Inovação Aberta e Configurações de Modelo de Negócio tem o escopo de examinar as práticas de inovação aberta em conexão com configurações de processo de modelo de negócio nas empresas brasileiras situadas em cidades, ecossistema/habitats de inovação ou em parque de ciência e tecnologia. O projeto/eixo temático 2 - Configurações de Processo de Modelos de Cidades Emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes) está circunscrito `investigar modelos emergentes de cidade, apoiada no paradigma do empreendedorismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário